Crédito: CDHU - Divulgação

03/05/2024 Sexta-feira 09:30

Governo de SP entrega moradias para 242 famílias na região de Marília

Com investimento estadual de R$ 32,3 milhões, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) realizou, nesta terça-feira (30/04), o sonho de 242 famílias de ter a casa própria. As unidades habitacionais foram entregues nas cidades de Marília, Queiroz e Quintana, na Região Administrativa de Marília, por meio do Programa Casa Paulista, na modalidade Carta de Crédito Imobiliário, e por construções viabilizadas diretamente pela Companhia de Habitação e Desenvolvimento Urbano (CDHU).

“Entregamos nestes 15 meses, pouco mais de 25 mil unidades habitacionais. Lançamos na última sexta-feira mais 43 mil no Estado e já temos em obra outras 100 mil. Pretendemos, de forma incansável, reduzir o déficit habitacional. É um esforço jamais feito, com volumes de recursos muito significativos”, explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, que esteve presente nas entregas e reforçou a importância do Casa Paulista não só para o desenvolvimento habitacional, mas também para a economia.

“Já colocamos de investimentos diretos R$ 1 bilhão e alavancamos outros R$ 20 bilhões entre investimentos diretos e indiretos. Isso mostra a força do programa habitacional também na movimentação da economia, porque quando a gente faz um programa dessa envergadura, se cria emprego e desenvolvimento em cada cidade. Primeiramente, ele entrega casa para as pessoas, mas o desenvolvimento gerado pela construção civil é muito significativo”, completou.

A primeira entrega ocorreu em Marília, com 85 casas do Residencial Vida Nova Palmital, que recebeu aporte de recursos do governo estadual de R$ 850 mil, por meio do Programa Casa Paulista, modalidade Carta de Crédito Imobiliário (CCI). Cada família recebeu subsídio de R$ 10 mil para adquirir uma casa no residencial.

Uma das moradoras que recebeu a chave de seu imóvel foi Jaqueline Valentim Romeu, de 28 anos. “A gente está bem emocionado, ansioso e com boas expectativas. Vai ser um lar bem abençoado”, disse. Mãe do Mateus, de 8 anos, e da Lívia, de 10, ela explicou que, sem o subsídio, enfrentaria dificuldades para financiar sua casa. “Foi bem importante porque, sem o cheque, a gente não conseguiria ter um imóvel com essa facilidade, ajudou bastante”, concluiu.

O empreendimento foi construído pela iniciativa privada e financiado pela Caixa Econômica Federal. Em lotes a partir de 160 m², as casas de 43,85 m2 contam com dois quartos, sala e cozinha integradas, lavanderia e quintal.

O Casa Paulista, na modalidade CCI, é um programa de fomento que concede subsídios para famílias com renda de até três salários mínimos adquirirem unidades habitacionais nos empreendimentos autorizados pela SDUH, no âmbito de financiamentos Caixa-FGTS. O valor do subsídio varia entre R$10 mil e R$16 mil, de acordo com a localização do imóvel. O crédito pode ser somado a subsídios federais e à utilização do FGTS. Desta forma, o valor das prestações fica compatível com a capacidade de pagamento das famílias.

Já em Queiroz foram entregues mais 52 casas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), que investiu R$ 10 milhões na construção do Conjunto Habitacional Vereador Nelson Aparecido Cursi. “Receber minha casa hoje é motivo de muita alegria. Foi muito gratificante”, celebrou a nova moradora Kelly Munique Nogueira, de 35 anos. “Eu pagava aluguel há 18 anos e agora sei que tenho algo que é meu, né?”, concluiu. Ela vai morar na unidade com o esposo e seus dois filhos.

Outra família contemplada com o imóvel da CDHU foi o casal Hellen Lucila Alves, de 28 anos, e Anderson Soares Caldeira, de 27. Ambos moravam com os pais na cidade de Quintana e esperavam conquistar a casa própria desde que iniciaram o relacionamento, há três anos e meio. “É muito emocionante porque estamos realizando um sonho. É uma conquista muito grande. A partir de agora vamos começar a construir nossa família, ter a nossa privacidade e realizar outros sonhos que estão pela frente”, destacou a professora de dança.

No município, o conjunto habitacional entregue possui 105 casas e teve o investimento de R$ 21,5 milhões pela CDHU. Uma das chaves das novas residências foi recebida pelo casal Ana Carolina Costa, de 22 anos, e Mateus Fernandes Ramos, de 23, que vão dar o primeiro passo para a construção de uma família e de um futuro juntos.

“É uma emoção muito grande. A gente planejou e se organizou e, agora, o coração se enche de alegria”, comemorou a estudante de psicologia. “Ele fez as inscrições e falou ‘a gente vai conseguir’. Eu não estava botando muita fé, até o dia em que ele me ligou e falou que ‘conseguimos a casa’. A gente se viu muito mais perto de realizar nossos sonhos porque, apesar de sermos jovens, temos o pensamentos de construir um futuro, com a nossa família e crescendo juntos. A casa é a oportunidade para isso”, contou.

Os empreendimentos em Queiroz e Quintana são resultado de parceria entre a CDHU e as prefeituras, que doaram os terrenos. As casas têm dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro, lavanderia e área útil de 47,87 m2 e 43,92 m2, respectivamente. Em Queiroz, as famílias contempladas foram selecionadas por meio de sorteio eletrônico auditável, realizado em julho de 2020. Já o sorteio de Quintana foi presencial e ocorreu em agosto de 2023.

O financiamento dos imóveis segue as diretrizes da Política Habitacional do Estado de São Paulo, que preveem juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Assim, pagarão praticamente o mesmo valor ao longo de 30 anos, já que o contrato sofrerá apenas a correção monetária calculada pelo IPCA - índice oficial do IBGE. O valor das parcelas é calculado levando-se em conta a renda das famílias e podem comprometer, no máximo, em até 20% dos rendimentos mensais com as prestações. O valor da menor prestação é R$ 282,40.

Crédito: CDHU - Divulgação