Ícone de chat

Publicador de Conteúdos e Mídias

Notícias CDHU

Voltar Listagem Notícias
Crédito: CDHU - Divulgação

22/04/2024 Segunda-feira 14:43

Sonho da casa própria: 75 famílias de Presidente Epitácio são sorteadas com imóveis da CDHU

Proporcionar moradia digna, a um valor que caiba no orçamento de famílias de baixa renda, é uma das missões da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), que nesta quarta-feira (17/04) sorteou 75 famílias de Presidente Epitácio, na Região Administrativa de Presidente Prudente, para serem contempladas com imóveis da CDHU e chegarem mais perto de realizar o sonho da casa própria.

“As famílias sorteadas, que passarem pelo processo de habilitação, começarão uma nova vida, uma nova história. Eu trabalho na construção de moradia popular há 30 anos e digo que nada muda a emoção deste dia importante”, ressaltou Silvou Vasconcellos, diretor de Engenharia e Obras da CDHU. Ele ainda destacou a seriedade com que é realizado todo o processo do sorteio, que é “transparente e democrático”. “A nossa missão é proporcionar casa para quem mais precisa”, finalizou.

Concorreram a moradias 5,5 mil famílias que se inscreveram entre os dias 25 de março e 3 de abril deste ano. Do total de unidades, seis foram destinadas a famílias de pessoas com deficiência, quatro para idosos, três para policiais e agentes penitenciários e três para indivíduos sozinhos. As demais foram distribuídas para a população em geral, sendo 40 unidades para famílias com renda entre 1 e 3 salários mínimos, 11 para renda de 3,01 a 5 salários e oito para renda de 5,01 até 10 salários.

A funcionária pública municipal Raquel Azevedo Serafim, de 39 anos, foi uma das sorteadas. Ela nasceu e sempre morou no município e junto com o marido, de 40 anos, que trabalha como caminhoneiro, buscava conquistar seu primeiro imóvel. “A gente vem lutando para ter a nossa casa. Eu e meu esposo tentamos financiamento algumas vezes, mas ainda estava fora das nossas possibilidades. Estávamos sempre na expectativa de ter casas da CDHU sendo disponibilizadas aqui na nossa cidade e hoje estamos aqui sendo contemplados com este sorteio”, disse.

Outra moradora que também foi contemplada e agora tem a possibilidade de conquistar a casa própria é Renilde Bezerra Lemos, de 51 anos. “A minha mãe morreu sem ter um lar. Das minhas irmãs, apenas uma tem, e a outra conseguiu depois que o marido faleceu. Então, para mim, ter sido sorteada foi maravilhoso. Eu estou feliz”, destacou. A doméstica mora com seus três cachorros em um quarto na casa da irmã e, agora, além de ter a própria casa, quer realizar o sonho de construir uma família. “Eles são os filhos que Deus me deu, mas também quero construir minha família”, concluiu.

Além dos titulares, no sorteio também foram definidos os suplentes para a aquisição das moradias. A família contemplada passará pelo processo de habilitação, no qual terá de comprovar os requisitos exigidos no edital de inscrição para participar do programa habitacional. Caso não se enquadre nos critérios, o contemplado será desclassificado e um suplente será convocado para o seu lugar, conforme a ordem do sorteio. Este processo garante que o benefício do programa seja concedido apenas para as pessoas que mais necessitam.

A CDHU está investindo R$ 11,3 milhões no empreendimento, viabilizado por parceria com a Prefeitura, que doou o terreno. O novo conjunto habitacional está sendo edificado na Rua José Vicente de Sousa. As casas têm dois dormitórios, sala de estar, cozinha, banheiro e lavanderia, distribuídos em 43,92 m2 de área útil. As unidades contarão com piso cerâmico, azulejo no banheiro, na cozinha e na área de serviço, laje, cobertura em estrutura metálica e sistema de energia solar fotovoltaico.

O financiamento dos imóveis seguirá as diretrizes da Política Habitacional do Estado de São Paulo, que preveem juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Assim, as famílias pagarão praticamente o mesmo valor ao longo dos 30 anos, já que o contrato sofrerá apenas a correção monetária calculada pelo IPCA - índice oficial do IBGE. O valor das parcelas é calculado levando-se em conta a renda das famílias e podem comprometer, no máximo, em até 20% dos rendimentos mensais com as prestações.

Crédito: CDHU - Divulgação
Crédito: CDHU - Divulgação
Crédito: CDHU - Divulgação
Crédito: CDHU - Divulgação

Acesse também

Dispositivos Móveis

Baixe gratuitamente o App da CDHU nas lojas Google Play ou Apple Store

Entrar
Governo do Estado de SP