Iniciativas foram reconhecidas nacionalmente por inovação e gestão na Habitação de Interesse Social
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo (SDUH) e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) foram reconhecidas com três iniciativas no Selo de Mérito 2025, uma das mais importantes premiações nacionais voltadas à Habitação de Interesse Social (HIS) e realizada anualmente pela Associação Brasileira de Cohabs (ABC) e pelo Fórum Nacional dos Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU).
Os projetos CDHU Móvel, Construção Industrializada Modular Offsite e Cadernos de Tipologias Urbanas Modulares do Bairro Paulista - Cidades Sustentáveis foram vencedores na categoria Melhoria da Gestão da Habitação de Interesse Social. Ao todo, 31 iniciativas de diferentes estados foram premiadas em sete categorias.
Realizada anualmente no Fórum Nacional da Habitação, a iniciativa reconhece e divulga projetos inovadores que enfrentam desafios históricos da habitação no Brasil, como a irregularidade fundiária e a ocupação de áreas de risco. A premiação também valoriza práticas sustentáveis e metodologias modernas para a melhoria da qualidade urbana e habitacional.
Nos dois anos anteriores, a CDHU, que se consagrou como a maior agente pública de promoção de moradia de interesse social do país, também foi premiada. Em 2023, a Companhia foi destaque na categoria de “Gestão Habitacional”, com a provisão de moradias para as vítimas da tragédia em São Sebastião, e a na “Produção e/ou Gestão de Habitação de Interesse Social’, com o Programa Pomar Urbano, que busca implementar áreas verdes com o planejamento estratégico de plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas para auxiliar na resiliência climática.
Já em 2024, a CDHU teve novamente seus projetos reconhecidos com dois Selos de Mérito. O primeiro deles foi na categoria “Projetos de Habitação de Interesse Social”, com a ação que retirou 600 famílias de uma área de risco conhecida como Galpão Eiji Kikuti, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, garantindo moradia digna e segura para essas famílias. O segundo Selo, na categoria “Melhoria da Gestão da Habitação de Interesse Social”, foi para o Relatório de Sustentabilidade, Administração e Carta de Governança do Exercício de 2023, documento que detalha o escopo de atuação, os resultados e as diretrizes estratégicas da estatal.
Projetos premiados
Construção Industrializada Modular Offsite: A Companhia lançou, em fevereiro de 2024, o edital de chamamento para o credenciamento de empresas, com objetivo de construir 15 mil unidades habitacionais e mais 100 mil m² em módulos não residenciais em construção industrializada modular offsite. O projeto piloto foi lançado em São Simião. A meta é – dentro do período do Plano Plurianual, até 2027 – construir 7,5 mil habitações verticais (prédios); 7,5 mil habitações horizontais unifamiliares (casas); e 100 mil m² de prédios para uso público. Já em abril deste ano, também foram autorizadas 1,3 mil unidades pelo método em cidades do interior e da Grande São Paulo.
CDHU Móvel: iniciativa do programa Casa Paulista, lançada em maio, leva uma carreta itinerante a diferentes municípios do Estado, oferecendo atendimento presencial aos mutuários da CDHU. A unidade móvel aproxima a população dos serviços habitacionais e amplia o acesso às informações e benefícios.
Cadernos de Tipologias Urbanas Modulares: Ferramenta desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, o material integra o Programa Bairro Paulista: Cidades Sustentáveis e apresenta soluções urbanas inovadoras para a adaptação dos municípios às mudanças climáticas. O caderno reúne propostas de infraestrutura verde, recuperação de ecossistemas urbanos e modelos de urbanização de baixo impacto, alinhados à Agenda 2030 da ONU, ao Estatuto das Cidades e ao Estatuto da Metrópole.
Pelo programa, a SDUH já entregou obras em Araçoiaba da Serra, Lagoinha, Juquitiba e Alambari e possui, ainda, mais de 600 pleitos para novas obras em parceria com os municípios. Além disso, os conceitos de sustentabilidade, segurança viária e melhoria da qualidade de vida do programa Bairro Paulista – Cidades Sustentáveis foram adotados como referência pelo Secovi-SP.