Ícone de chat

Publicador de Conteúdos e Mídias

Notícias CDHU

Voltar Listagem Notícias
Crédito: CDHU - Divulgação

05/02/2024 Segunda-feira 10:29

Governo do Estado entrega 149 casas para famílias de Cristais Paulista

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) entregou, nesta terça-feira (17), 149 moradias do Conjunto Habitacional Sebastião Theodoro Neves, em Cristais Paulista, na Região Administrativa de Franca. O investimento no empreendimento é de R$ 25,4 milhões.

O evento de entrega das chaves contou com a presença do secretário da pasta, Marcelo Branco, que destacou as ações exitosas da gestão no âmbito habitacional, com enfoque no programa Casa Paulista. “Ontem, foram lançadas mais 12.300 unidades para todo o estado de São Paulo, sendo 61 municípios contemplados pelo Casa Paulista. Somando com essas unidades, nós já lançamos, em um ano de governo, 47 mil unidades através do programa. Temos mais de 100 mil unidades sendo construídas, em todos os municípios. São mais de 300 municípios já contemplados ao longo desse ano. Neste ano, vamos ainda ampliar os trabalhos e lançar novas unidades”, afirmou.

Os imóveis têm dois dormitórios, sala de estar, cozinha, banheiro e lavanderia, distribuídos em 47,87 m2 de área útil. As unidades contam com piso cerâmico, azulejo no banheiro, na cozinha e na área de serviço e sistema de energia solar fotovoltaico.

O empreendimento foi viabilizado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), em parceria com a prefeitura de Cristais Paulista, que doou o terreno. A CDHU fez a contratação da construtora e toda a infraestrutura, como redes de abastecimento de água e coleta de esgoto doméstico, drenagem, pavimentação asfáltica, urbanismo, iluminação pública e rede elétrica.

Emília Lúcia Trindade é cabeleireira. Aos 50 anos, afirmou ter recebido hoje o melhor presente de sua vida. “Estou me sentindo muito bem. Foi um sonho realizado, pois é uma conquista muito grande. Desejo que as pessoas que tiveram a mesma sorte que eu tive façam um bom uso da casa”, declarou.

José Fernando do Nascimento também recebeu a sua chave hoje. Agora, ele poderá morar no perímetro urbano de Cristais Paulista e irá ao bairro rural em que morava apenas para trabalhar. “Estou muito feliz. Teremos um lar melhor para habitar. Vamos continuar trabalhando, com fé em Deus, e seguir a vida”, disse emocionado.

As famílias contempladas foram selecionadas por meio de sorteio público, realizado em janeiro de 2021. O financiamento dos imóveis segue as diretrizes da Política Habitacional do Estado de São Paulo, que preveem juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Assim, pagarão praticamente o mesmo valor ao longo de 30 anos, já que o contrato sofrerá apenas a correção monetária calculada pelo IPCA - índice oficial do IBGE.

O valor das parcelas é calculado levando-se em conta a renda das famílias e podem comprometer, no máximo, em até 20% dos rendimentos mensais com as prestações. Em Cristais Paulista, 99,33% das famílias que estão recebendo as chaves dos imóveis têm renda mensal de até cinco salários mínimos. O valor da menor prestação é R$ 264,00.

Crédito: CDHU - Divulgação

Acesse também

Dispositivos Móveis

Baixe gratuitamente o App da CDHU nas lojas Google Play ou Apple Store

Entrar
Governo do Estado de SP