Ícone de chat

Publicador de Conteúdos e Mídias

Notícias CDHU

Voltar Listagem Notícias
Crédito: CDHU - Divulgação

05/02/2024 Segunda-feira 10:37

Governo de SP inicia construção de Núcleo de Esportes e Lazer, em São Bernardo do Campo

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) iniciou, nesta quarta-feira (31/01), a construção do Núcleo de Esportes e Lazer no bairro Alvarenguinha, em São Bernardo do Campo. A obra será executada pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) com investimento de R$ 13,4 milhões.

O secretário da pasta, Marcelo Branco, esteve presente na cerimônia de assinatura da ordem de serviço e expressou a satisfação do Governo do Estado em realizar essa intervenção que, além de um caráter habitacional, tem um lado ambiental. “Esse trabalho é importante, pois vai limpar as águas da represa, além de dar a oportunidade de vocês terem uma área de lazer adequada. Temos a responsabilidade de deixar este lugar mais bonito e mais saudável para vocês, para que possam cuidar de suas famílias e para que as crianças e os adultos tenham uma área de lazer que seja adequada para uso”, explicou.

Marcelo Branco destacou, ainda, outras ações habitacionais que vêm sendo realizadas pela SDUH. “Estamos hoje construindo 100 mil unidades no estado de São Paulo entre todos os programas da secretaria, sendo o Casa Paulista, produção da CDHU e os demais programas de urbanização. Temos, ainda, 1.900 moradias na cidade de São Bernardo do Campo.”

O equipamento público vai proporcionar um espaço de esporte, lazer e recreação para os moradores do Alvarenguinha, uma área carente formada pelos loteamentos Jardim Nova América, Parque Ideal I e II, Jardim Novo Horizonte I e II e Parque dos Químicos, que está sendo urbanizada. As atividades que serão oferecidas permitirão aos moradores acesso a uma variedade de práticas físicas e esportivas, o que é fundamental para a saúde e qualidade de vida.

Marlene dos Santos, líder comunitária. 61 anos, acredita que a assinatura da ordem de serviço dará maior visibilidade para a cidade e mais qualidade de vida para a população.

“O bairro vai ficar maravilhoso. Não será mais preciso se deslocar daqui para o centro da cidade para ter lazer. O Alvarenguinha terá a área de lazer que as nossas crianças precisam, no lugar em que elas nasceram. E ainda teremos um posto da GCM para garantir a segurança”, destacou.

O Núcleo de Esporte e Lazer contará com uma ampla estrutura. Para as práticas esportivas, o local terá duas quadras poliesportivas, um campo de futebol society, duas quadras de beach volley, uma quadra de beach tennis, duas rampas de skate e uma ciclovia com 1.236 m2. Serão implantadas também estações de exercícios com esqui duplo, simulador de caminhada duplo conjugado, rotação vertical duplo, bicicleta de cadeira e remada sentada.

As crianças poderão usufruir de playgrounds que serão instalados com escorregadores metálicos, gangorras, gira-giras, balanços e conjunto tipo “Casa do Tarzan” com escorregador e escada marinheiro. Os visitantes terão à disposição uma infraestrutura com 34 quiosques comerciais, dois banheiros, um vestiário, um salão multiuso, bem como mesas e bancos de concreto e madeira.

Além da preservação da vegetação existente, como parte do paisagismo o núcleo ganhará o plantio de 227 árvores de médio e grande porte, um pomar, uma horta, um deck e uma trilha de 328 m².

 

Urbanização do Núcleo Alvarenguinha

O Núcleo de Esportes e Lazer faz parte da parceria da CDHU com o município de São Bernardo do Campo para a execução de obras de urbanização e revitalização ambiental da área denominada Alvarenguinha, beneficiando mais de 1.500 mil famílias que residem no assentamento. O loteamento fica em área de Proteção e Recuperação dos Mananciais, às margens da Represa Billings.

O diretor de Engenharia e Obras da CDHU, Silvio Vasconcellos, reforçou a importância da iniciativa. “Com essa obra, vamos fazer a diferença. A CDHU, com recurso do governo estadual e em parceria com a prefeitura, está fazendo essa urbanização. São mais de 1.500 casas sendo beneficiadas diretamente. Não é uma obra só para embelezamento e divertimento. Estamos tratando da qualidade da água da Represa Billings e cuidando da água que bebemos”, disse.

As ações são realizadas com recursos da Casa Paulista, com investimento previsto de R$ 69,2 milhões, provenientes do Fundo Paulista de Habitação de Interesse Social (FPHIS), vinculado à SDUH. As obras são executadas pela CDHU e abrangem implantação de infraestrutura de água, esgoto, iluminação pública, drenagem, pavimentação e sistema viário, incluindo acesso à área.

As intervenções visam a potencializar a recuperação socioambiental do território, assegurando a conservação das bordas d’água, os remanescentes de Mata Atlântica, bem como os biomas mais impactados na região.

Acesse também

Dispositivos Móveis

Baixe gratuitamente o App da CDHU nas lojas Google Play ou Apple Store

Entrar
Governo do Estado de SP