Ícone de chat

Publicador de Conteúdos e Mídias

Notícias CDHU

Voltar Listagem Notícias
Crédito: CDHU - Divulgação

18/12/2023 Segunda-feira 10:42

Governo de São Paulo investe R$ 4,8 milhões e entrega condomínio para idosos em Santa Cruz do Rio Pardo

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) entregou, nesta quinta-feira (14/12), um empreendimento do Programa Vida Longa, na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, Região Marília. O equipamento comunitário de moradia assistida é destinado a idosos de baixa renda, em situação de vulnerabilidade social. O secretário-executivo da pasta, Eli Corrêa Filho, participou do evento e falou da dedicação do Governo do Estado para as questões da área da habitação.

“Começa com a construção de uma casa, mas é a construção de um sonho. Essa é a retribuição do Estado para todos que contribuíram durante uma vida. E hoje recebem uma casa com acessibilidade garantida, espaço adequado, centro de convivência: recebem um lar”, salientou.

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) investiu R$ 4,8 milhões no Condomínio Prefeito Doutor Clóvis Guimarães Teixeira Coelho. O residencial é composto por 28 unidades, com cozinha, sala de estar e dormitório conjugados, banheiro e área de serviço. Os imóveis foram projetados segundo parâmetros de acessibilidade do Desenho Universal, que estabelecem um conceito arquitetônico adaptável para permitir facilidade no uso da moradia por qualquer indivíduo com dificuldade de locomoção, temporária ou permanente.

Itens de segurança e acessibilidade constam no projeto, como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, alarmes de emergência sonoros e luminosos, piso antiderrapante, entre outros. Recursos de acessibilidade também são instalados nas áreas comuns para facilitar a locomoção e dar segurança e conforto ao idoso.

Para incentivar o processo de socialização dos moradores, o residencial tem espaços comuns de convivência e lazer, com salão com refeitório e área para assistir televisão, área externa com churrasqueira e forno à lenha, aparelhos para atividade física, bancos de jardim, horta elevada e paisagismo.

O Programa Vida Longa integra a política habitacional do Estado e tem o caráter protetivo. É uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado da Habitação, a CDHU e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, articulada com os municípios paulistas interessados.
As cidades participantes são responsáveis pela indicação dos beneficiários potenciais, pela doação de terrenos para a construção dos imóveis e pelas gestão e manutenção dos empreendimentos após a conclusão das obras. O investimento é a fundo perdido e os moradores não pagam taxa de ocupação, nem contas de água e luz.

Acesse também

Dispositivos Móveis

Baixe gratuitamente o App da CDHU nas lojas Google Play ou Apple Store

Entrar
Governo do Estado de SP