Foram oito jogos com jovens talentos e equipes bem organizadas
A abertura da Copa CDHU de Futebol, no último sábado (27/09), foi marcada por uma enxurrada de gols: 34 em apenas oito partidas. O torneio, organizado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) para equipes amadoras formadas por jovens moradores de conjuntos habitacionais da Zona Leste da capital, começou com grandes atrações, como a goleada do Vamo Q Vamo por 9 a 0 sobre o Shallon. O atacante Caique, destaque da rodada, marcou quatro vezes na partida.
Resultados da 1ª rodada:
- Grupo 1 – Campo do Botafogo de Guaianazes: Botafogo 0 x 0 Codó; 1º de Maio 4 x 1 Cohab JK.
- Grupo 2 – Campo do Negritude: Elite 0 x 5 Artur Alvim; Negritude 1 x 2 Paysandu.
- Grupo 3 – Campo do Baquirivu: Vamo Q Vamo 9 x 0 Shallon; Facavi 1 x 2 Lapenna.
- Grupo 4 – Campo de Cidade Tiradentes: Paulistinha 3 x 0 Paulistano; Cidade Tiradentes 4 x 2 Guarani.
A Copa CDHU segue até 29 de novembro e reúne atletas sub-17, nas categorias masculina e feminina. Ao todo, são 24 equipes representando os bairros de Guaianazes, Itaquera, Lajeado e Cidade Tiradentes — região que concentra 38% da população da capital, cerca de 4,6 milhões de habitantes.
O torneio tem como objetivo incentivar a prática esportiva, a integração comunitária e a sociabilidade entre jovens dos conjuntos habitacionais. Para garantir essa representatividade, cada equipe masculina deve contar com pelo menos sete atletas vindos de unidades habitacionais da CDHU, e as femininas, com cinco. Ao todo, participam 528 jogadores, divididos entre 16 equipes masculinas e 8 femininas, com jogos realizados aos finais de semana.
Os times foram divididos em grupos com quatro equipes cada. Os dois melhores de cada grupo avançam às quartas de final, que classificam quatro equipes para a semifinal. Os vencedores se enfrentam na grande final, em jogo único.
As partidas masculinas têm dois tempos de 35 minutos; as femininas, dois de 30 minutos, ambos com intervalo de até 10 minutos. Em caso de empate na classificação, os critérios de desempate são: número de vitórias, saldo de gols, gols marcados, menor número de gols sofridos, confronto direto e, por último, sorteio.
São participantes da competição:
MASCULINO – Grupo 1: Grêmio Botafogo Guaianases, A.E. Codó, 1º de Maio FC e A.A. Cohab Juscelino; Grupo 2: Elite Itaquerense FC, A.A. Arthur Alvim, A.E. Paysandu e Negritude FC; Grupo 3: Vamo Q Vamo FC, Shallon, A.A Facavi e Jardim Lapenna; Grupo 4: A.E. Cidade Tiradentes, Associação Guarani, Paulistinha FC e Paulistano FC.
FEMININO – Grupo 1: Grêmio Botafogo Guaianases, A.E. Cidade Tiradentes, Helenense FC e A.A. Cohab Juscelino; Grupo 2: Negritude FC, A.D. São Caetano Golaço, S.C. Pimentas e Associação Guarani de São Mateus.
A competição vai ofertar o Troféu Masculino Padre Rosalvino, uma personalidade do trabalho social na região com a conhecida Obra Social Dom Bosco, e o Troféu Feminino Mulheres da Zona Leste, homenageando a historiadora da zona leste, Adriana Lopes.
A realização da Copa CDHU tem como meta fazer parte das ações sociais da Companhia visando promover o fortalecimento comunitário na busca contínua de melhores condições de vida dos mutuários por meio de atividades e projetos voltados à cidadania, cultura, esporte, identidade com o espaço habitado, promoção da autonomia e emancipação comunitária, requalificação profissional, geração de renda e sustentabilidade.