Evento reuniu dezenas de jovens atletas e contou com apresentações culturais, autoridades e homenagens a figuras importantes da região

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), realizou neste sábado (20/09) a abertura oficial da 1ª Copa CDHU de Futebol – Zona Leste. O torneio, inédito na região, vai reunir 528 jovens atletas, moradores de conjuntos habitacionais de Guaianazes, Itaquera, Lajeado e Cidade Tiradentes.
A cerimônia foi realizada no tradicional Clube Atlético Juventus, na Mooca, e contou com apresentações da Escola de Samba Nenê da Vila Matilde e da Banda Marcial da Obra Social Dom Bosco, além do desfile das 24 equipes participantes.
O evento foi prestigiado pelo presidente da CDHU, Reinaldo Iapequino; pelo gestor do projeto Zona Leste Somos Nós, José Luiz Portella, presidente do Clube Atlético Juventus, Tadeu Deradeli; secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart; subprefeito de São Mateus, Ozziel Souza; deputado estadual Felipe Franco e outras personalidades, além da comunidade local.
Também estiveram presentes o Padre Rosalvino, homenageado pelo troféu masculino da competição, e a historiadora da zona leste Adriana Lopes, homenageada com o troféu feminino “Mulheres da Zona Leste”, criado para reconhecer e celebrar a contribuição histórica e social das mulheres na região.
“Esta ação faz parte de um trabalho social mais amplo da CDHU. Nossa missão não é apenas produzir e entregar moradias, mas também promover integração comunitária, convivência e oportunidades de desenvolvimento para as famílias que vivem nos nossos conjuntos habitacionais”, destacou Iapequino.
Portella aproveitou a ocasião para falar sobre a importância da ação e desejar boa sorte aos participantes. “Hoje vocês dão início a algo maior que um campeonato de futebol. Este torneio é um ato de valorização e exaltação da Zona Leste dentro do projeto Zona Leste Somos Nós. Boa sorte aos times, boa sorte aos jovens. A Zona Leste precisa de vocês”, finalizou o gestor do projeto.
A competição reunirá 24 equipes sub-17 – 16 masculinas e 8 femininas – que disputarão partidas aos finais de semana entre 27 de setembro e 29 de novembro. As finais terão entrega de troféus que levam os nomes do Padre Rosalvino e de “Mulheres da Zona Leste”, reforçando o compromisso de celebrar a liderança comunitária e o protagonismo feminino na região.
Ações da CDHU
A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo é a maior empresa de habitação popular do Brasil, tendo construído mais de 500 mil unidades habitacionais em sua história. O trabalho da CDHU tem um fundamental papel transformador na vida de comunidades e famílias carentes, com ações sociais de impacto que vão além da produção habitacional.
Neste sentido, o trabalho de pós ocupação nos conjuntos habitacionais já construídos pela CDHU é fundamental para fortalecer o vínculo entre os moradores, estimulando o sentimento de pertencimento e o senso de comunidade entre as famílias.
Dentro desse escopo, foi criado o Projeto Zona Leste Somos Nós, iniciado em 2023, com o objetivo de promover o desenvolvimento social e econômico da Zona Leste da capital. A iniciativa busca gerar emprego e renda na região, incentivando que os moradores trabalhem e consumam localmente, fortalecendo a economia da regional. O projeto abrange diversas frentes, incluindo educação, saúde, cultura, esporte, lazer, e a valorização de talentos nas comunidades da ZL, além de apoiar o empreendedorismo local.