Ícone de chat

Publicador de Conteúdos e Mídias

Notícias CDHU

Voltar Listagem Notícias
Crédito: Divulgação CDHU/SDUH

15/03/2023 Quarta-feira 12:25

CDHU transfere 15 famílias da Vila Sahy para unidades habitacionais em Bertioga

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) segue realizando, nesta terça-feira (14), a transferência das vítimas dos deslizamentos da Vila Sahy para 300 apartamentos do conjunto habitacional Caminho das Árvores, em Bertioga. Em dois dias, 15 famílias foram acomodadas nas novas moradias onde devem permanecer nos próximos oito meses.
Trata-se de uma medida emergencial e provisória, enquanto a SDUH viabiliza a construção de unidades habitacionais permanentes em São Sebastião, conforme planejamento do Governo de São Paulo.

A CDHU providenciou caminhões para a retirada dos pertences das moradias atingidas ou condenadas pela Defesa Civil, em razão dos deslizamentos, além de 97 marmitas para almoço e jantar das pessoas transportadas. As famílias também foram beneficiadas com doações, até o momento, de 40 colchões, 24 travesseiros, 11 cestas básicas, 20 botijões de gás, kits de higiene e limpeza. A operação de mudança continua nos próximos dias.

Elmo Teixeira de Oliveira foi o primeiro morador da Vila Sahy a realizar a mudança para o apartamento temporário, após ter sua casa destruída pelo temporal. “Este é um sonho, porque agora vou conseguir recomeçar. Antes eu não tinha como planejar minha vida novamente. Agradeço a Deus por sobreviver e também por tudo o que foi feito por nós desde o que aconteceu”, disse.

As 300 unidades em Bertioga foram cedidas em convênio firmado pela CDHU junto à entidade Frente Paulista de Habitação Popular do Estado de São Paulo. O acordo prevê a cessão pelo período de oito meses às vítimas das chuvas que atingiram o Litoral Norte em fevereiro, principalmente em São Sebastião.

Cada unidade tem área útil de 43,23 m², com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Melhorias: piso cerâmico em toda edificação, azulejo no banheiro e na cozinha, sistema individualizado e consumo de água, gás e eletricidade.

A medida de caráter emergencial deve beneficiar cerca de 1.200 pessoas. Após o período de oito meses, a CDHU entregará as moradias à entidade nas mesmas condições em que foram recebidas.

Juracir Correia, 56 anos, é mais uma das vítimas que teve a casa condenada pela Defesa Civil. “Agradeço com a maior felicidade por mim e pelos meus amigos que também vieram para os apartamentos, é um sossego e um alívio para os próximos oito meses”, comentou. 

Futuras moradias Baleia Verde

Na última segunda-feira (13), o governador Tarcísio de Freitas anunciou a assinatura de contrato para início imediato da construção de mais de 500 apartamentos no bairro da Baleia Verde, em São Sebastião.

As unidades habitacionais vão atender famílias que perderam suas casas com as fortes chuvas e consequentes deslizamentos que atingiram o litoral paulista durante o Carnaval.

“Assinamos contratos de construção desses primeiros apartamentos. A ideia é que eles sejam construídos com tecnologia modular para comprimir o tempo de construção”, afirmou Tarcísio de Freitas.

A previsão é que as moradias possam ser entregues em até 150 dias após o início das obras, que envolvem implantação de infraestrutura, estabelecimento das fundações das edificações e construção das lajes.

“Iniciada essa fase de investimento em infraestrutura, a ideia é que em 60 dias estejamos com isso pronto e comecemos a erguer os edifícios. E, em mais 90 dias, estaremos com os edifícios prontos, com chave na porta. Queremos entregar esses apartamentos com os eletrodomésticos doados pela iniciativa privada, micro-ondas, geladeira e fogão. Isso vai dar esperança para aquelas pessoas que perderam tudo”, destacou o governador.

Fonte: Superintendência de Comunicação Social
 
Crédito: Divulgação CDHU/SDUH

Acesse também

Dispositivos Móveis

Baixe gratuitamente o App da CDHU nas lojas Google Play ou Apple Store

Entrar
Governo do Estado de SP