Ícone de chat

Publicador de Conteúdos e Mídias

Notícias CDHU

Voltar Listagem Notícias
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação

01/11/2022 Terça-feira 16:17

Programa Viver Melhor recupera habitações degradadas e resgata condições dignas de moradia

Iniciativa da Secretaria de Estado da Habitação implantada, em julho de 2021, para recuperar moradias em situação de inadequação habitacional, o Programa Viver Melhor já está transformando a vida de milhares de famílias carentes. A meta é atender 17,5 mil famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. O investimento é de R$ 350 milhões e o programa já está presente em 34 municípios do Estado de SP. As reformas na parte interna e externa de imóveis degradados envolvem desde eliminação de infiltrações e reparos nas instalações elétricas, que podem afetar a segurança, até a melhora da circulação de ar e do conforto térmico dos moradores, entre outros itens.

Com recursos da agência de fomento Casa Paulista e execução da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), o Viver Melhor tem por objetivo aprimorar as condições de habitabilidade, salubridade, acessibilidade para famílias que residam em domicílios considerados inadequados em assentamentos precários. As áreas selecionadas estão em processo ou são passíveis de regularização fundiária, o que abre caminho para os proprietários conquistarem o título de propriedade de seus domicílios. Locais de risco ou de proteção ambiental não são elegíveis para o programa.

A CDHU executa serviços, sem custo para as famílias, como colocação de piso, revestimento, instalação de esquadrias, impermeabilização, restauração de telhados, reparos de drenagem, instalações elétricas e hidráulicas, conexão com rede de água e esgoto, melhorias em acessos e áreas comuns do núcleo habitacional e até a abertura de portas, janelas e elevação do pé direito, quando necessário. As fachadas das casas também são recuperadas e ganham pintura nova e colorida para revitalizar a paisagem local.

O trabalho da CDHU consiste em três etapas cujo ponto de partida é uma vistoria no local para avaliar o local e suas necessidades. Estas ações são detalhadas e apresentadas ao morador para assinatura do termo de adesão e, finalmente, as obras de melhoria são executadas. Todo o processo também tem forte envolvimento da equipe social da CDHU.

Fonte: Superintendência de Comunicação Social 

Acesse também

Dispositivos Móveis

Baixe gratuitamente o App da CDHU nas lojas Google Play ou Apple Store

Entrar
Governo do Estado de SP