Ícone de chat

Publicador de Conteúdos e Mídias

Notícias CDHU

Voltar Listagem Notícias
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação

22/11/2021 Segunda-feira 14:51

Habitação SP lança o Programa Viver Melhor em Sorocaba

A Secretaria de Estado da Habitação lançou neste sábado, 20 de novembro, o Programa Viver Melhor, em Sorocaba. Com apoio da prefeitura do município, o programa vai recuperar inicialmente cerca de 280 moradias precárias em três núcleos habitacionais, no Parque das Laranjeiras. O secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary, o secretário executivo da Habitação, Fernando Marangoni, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Silvio Vasconcellos participaram da solenidade.

"Estou em Sorocaba para mais uma etapa do Viver Melhor. Este programa é muito bonito, único no Brasil e que estamos dando o início aqui nos Laranjeiras. A partir de hoje, vamos entrar nestas casas e levar melhorias no piso, na elétrica, na hidráulica, piso, janela, telhado tudo isso trazendo bem-estar e qualidade de vida para quem realmente precisa. E em breve nossa equipe do Cidade Legal, voltará para efetuar o cadastro social e seguir com a regularização destes imóveis" informou o secretário Flavio Amary.

Com recursos da agência de fomento Casa Paulista e execução da CDHU, o Viver Melhor tem por objetivo aprimorar as condições de habitabilidade, salubridade, acessibilidade para famílias com renda de até cinco salários mínimos que residam em domicílios considerados inadequados em assentamentos precários. Cabe, ainda, ao programa fazer a regularização fundiária dos imóveis passíveis de legalização, garantindo o título de propriedade a seus ocupantes.

Nos núcleos Parque das Laranjeiras I, II e III, serão investidos R$ 4,2 milhões para solucionar problemas como cômodos sem ventilação, presença de umidade, paredes desgastadas, ausência ou insuficiência de equipamentos hidráulicos e instalações elétricas, precariedade na conexão com redes de abastecimento de água e coleta de esgoto, acessos precários ao domicílio e vedações insuficientes. Os tipos de serviços a serem executados dentro e fora das residências pelas equipes do programa, sem custo para as famílias, abrangem coberturas, alvenaria, revestimento, piso, pintura, instalações elétricas e hidráulicas, instalação de esquadrias, melhorias em acessos e áreas comuns do núcleo habitacional, reparos de drenagem, entre outros. As fachadas das casas também serão recuperadas e ganharão pintura projetada para revitalizar a paisagem local.

Regiane Cristina Cordeiro, 36 anos, mãe de três filhos, será contemplada com o programa Viver Melhor no Parque da Laranjeiras. "É muita emoção, não vou consegui dormir esta noite, saber que minha casa vai ser reformada, meu cantinho ficará arrumadinho, isso não tem preço. Estamos muito felizes não sabemos como agradecer. Estamos há 12 anos no Laranjeiras e nunca conseguimos fazer essas reformas", comentou.
O trabalho a ser desenvolvido pela CDHU consiste em três etapas: vistoria no local para avaliar a moradia e suas necessidades, coleta da assinatura do morador no termo de adesão e execução das obras de melhoria.

Lançado em julho, o programa já está promovendo a recuperação de mil unidades habitacionais em Heliópolis, zona sul da Capital, 500 casas no núcleo DER, em São Bernardo do Campo, próximo ao km 19 da Via Anchieta, e 400 imóveis no Jardim Santo André, em Santo André. As áreas selecionadas estão em processo de regularização fundiária ou são passíveis de regularização nas regiões metropolitanas do Estado e no Vale do Ribeira. Estão excluídos os locais de risco e de proteção ambiental. A meta para o biênio 2021-2022 é beneficiar nesta primeira etapa 4,5 mil domicílios, com investimento de R$ 90 milhões.

Fonte: Superintendência de Comunicação Social
 
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação

Acesse também

Dispositivos Móveis

Baixe gratuitamente o App da CDHU nas lojas Google Play ou Apple Store

Entrar
Governo do Estado de SP