Ícone de chat

Publicador de Conteúdos e Mídias

Notícias CDHU

Voltar Listagem Notícias
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação

13/09/2021 Segunda-feira 12:30

Governo do Estado entrega 106 casas em Olímpia

O vice-governador Rodrigo Garcia entregou, nesta sexta-feira (10/09), as 106 casas do Conjunto Habitacional Residencial Dionizio Barbosa de Souza, em Olímpia, Região de Barretos. O investimento na obra foi de R﹩ 9,7 milhões. Durante o evento, foi autorizada ordem de serviço para a conclusão de empreendimento em Cajobi e liberados recursos do Programa Especial de Melhorias (PEM) para os municípios de Severínia e Catiguá. O secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary, participou da solenidade.

"Na pandemia tudo meio que se desorganizou na vida da gente. Mas a equipe da Secretaria da Habitação foi resiliente e a obra está pronta e entregue no dia de hoje. O sonho da casa própria é o maior sonho da família brasileira, o sonho da família ter um teto e criar seus filhos com segurança, e estamos hoje realizando este sonho", disse Rodrigo Garcia.

O Residencial Dionizio Barbosa de Souza, localizado na Rua Leonardo Posela, Distrito de Ribeiro dos Santos, foi construído pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), empresa estatal vinculada à Secretaria de Estado da Habitação, em parceria com a prefeitura, que doou o terreno. As casas têm dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e área útil de 47,87 m².

As unidades contam com piso cerâmico, azulejo no banheiro, na cozinha e na área de serviço, laje, cobertura em estrutura metálica e sistema de geração de energia solar fotovoltaica. O conjunto possui infraestrutura completa: redes de água, elétrica e esgoto; pavimentação, drenagem, urbanismo, muro de arrimo e iluminação pública.

O secretário Flavio Amary cumprimentou toda a equipe da CDHU que trabalhou muito para que a entrega das 106 unidades, no distrito Ribeiro dos Santos. "É uma honra muito grande participar desse momento tão importante da vida de cada uma dessas famílias que vão receber a chave da casa própria. Muita gente trabalhou aqui, mas para transformar num lar precisa do amor de vocês, que agora vão morar nesse residencial", completou.

As famílias contempladas foram selecionadas por meio de sorteio eletrônico auditado, realizado em 3 de agosto de 2020. O financiamento dos imóveis já segue as novas diretrizes da Política Habitacional do Estado de SP, que preveem juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Assim, as famílias pagarão praticamente o mesmo valor ao longo dos trinta anos de contrato, que sofrerá apenas a correção monetária calculada pelo IPCA, o índice oficial do IBGE. O valor das parcelas é calculado levando-se em conta a renda das famílias, que podem comprometer, no máximo, 20% dos rendimentos mensais com as prestações. Em Olímpia, 99% das famílias que receberão as chaves dos seus imóveis estão nesta faixa salarial.

Obras de melhorias habitacionais

Durante a solenidade, foi autorizada a liberação de recursos do PEM para obras de melhorias habitacionais. Severínia receberá R﹩ 100 mil para Recapeamento asfáltico com sinalização viária e rampas de acessibilidade, no "Conjunto Habitacional Edson Kfouri". Já para Catiguá, os recursos liberados, também de R﹩ 100 mil, serão destinados à construção de Parque Infantil no Conjunto Habitacional João Franco de Azevedo.
O PEM promove a implantação de infraestrutura, equipamentos coletivos, melhorias habitacionais por meio de reforma e ampliações, estímulo à implantação de serviços públicos e ações de inclusão social. A iniciativa oferece melhores condições de vida à população de baixa renda, moradora em bairros degradados ou conjuntos habitacionais de habitações de interesse social.

Retomada de Obras

Em Cajobi, serão retomadas as obras do empreendimento Cajobi C, com 137 casas. A ordem de serviço assinada é de R﹩ 9,9 milhões, com prazo contratual de 18 meses. O conjunto habitacional fica no Prolongamento da Rua Antônio Fernandes (Estrada Municipal CJB - 010). Com 47,87 m2 de área útil, as casas terão dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

Fonte: Superintendência de Comunicação Social

Crédito: Divulgação CDHU/Habitação

Acesse também

Dispositivos Móveis

Baixe gratuitamente o App da CDHU nas lojas Google Play ou Apple Store

Entrar
Governo do Estado de SP