Menu de Navegação

Quem Somos

/ Quem Somos

A CDHU - Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo - empresa do Governo Estadual, vinculada à Secretaria da Habitação, é o maior agente promotor de moradia popular no Brasil. Tem por finalidade executar programas habitacionais em todo o território do Estado, voltados para o atendimento exclusivo da população de baixa renda - atende famílias com renda na faixa de 1 a 10 salários mínimos.

Além de produzir moradias, a CDHU também intervém no desenvolvimento urbano das cidades, de acordo com as diretrizes da Secretaria da Habitação. Conheça melhor a Companhia, navegando por esta página.

A Empresa hoje conhecida como CDHU - Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo - foi fundada em 1949 e já teve vários nomes: CECAP, CODESPAULO e CDH. Recebeu sua atual denominação em 1989.

A história da intervenção do Governo do Estado na habitação popular começou efetivamente em 1967, quando a CECAP - Companhia Estadual de Casas Populares - inicia a produção de habitações para a população de baixa renda. De lá para cá, foram comercializadas milhares de unidades habitacionais em quase todas cidades do Estado de São Paulo. Esse número cresce a cada mês.

 Estatuto Social 

Escala de Atuação

A CDHU é hoje uma das maiores companhias habitacionais do mundo e movimenta perto de 1 bilhão de reais por ano, orçamento superior à receita da maioria dos municípios paulistas.

Desde que iniciou suas atividades, construiu e comercializou por volta 514 mil novas unidades habitacionais, número que compõe cerca de 3.400 conjuntos habitacionais em 626 municípios (97%), de um total de 645 em todo o Estado (dados de 2016).

Nessas casas moram cerca de 2,2 milhões de pessoas, número superior à população da grande maioria dos municípios brasileiros.

A produção em massa de moradias consome toneladas de materiais de construção, movimenta centenas de máquinas e equipamentos e emprega grande contingente de trabalhadores. Além da geração indireta de milhares de empregos.

Os funcionários da Companhia detêm amplo conhecimento na condução e produção de moradias habitacionais. Esta experiência acumulada permite implementar a política habitacional do Governo do Estado.

É importante observar que a atuação da CDHU vai além da construção de moradias. Desde 1989 a Companhia tem promovido também importantes ações de desenvolvimento urbano.

Ações tais como o Programa de Atuação em Favelas e Áreas de Risco e o Programa de Atuação em Cortiços, por exemplo, extrapolam a simples provisão de moradias e inserem-se num processo de renovação urbana.

A empresa vem atuando também no que diz respeito à regularização fundiária de inúmeros empreendimentos e recuperação ambiental de diversas áreas.

Assim sendo, a ação da CDHU promove grande dinamismo econômico nos municípios e regiões onde atua, contribuindo fortemente na solução de problemas socioambientais

Principais Atalhos

Publicador de Conteúdos e Mídias

Notícias CDHU

CDHU entrega 15 moradias indígenas em Avaí

07/12/2018

CDHU entrega 15 moradias indígenas em Avaí

​​​​​​​O Programa de Moradia Indígena entregou ao todo 53 casas na Reserva Araribá - 38 casas nas aldeias Tereguá e Nimuendajú e agora mais 15 unidades na Kopenti e Ekeruá. As unidades foram construídas exclusivamente com recursos da Companhia Leia mais

CDHU entrega 68 casas para famílias de Buritama

07/12/2018

CDHU entrega 68 casas para famílias de Buritama

O sorteio das famílias foi realizado em janeiro deste ano, no Recinto de Festas e Exposições Odilon Ferreira de Almeida, com 1.510 inscritos. Leia mais

CDHU sorteia 52 casas em parceria com a Caixa para famílias de Espírito Santo do Turvo

06/12/2018

CDHU sorteia 52 casas em parceria com a Caixa para famílias de Espírito Santo do Turvo

O empreendimento foi viabilizado pela CDHU, que fez o sorteio e doou os lotes do terreno à Caixa. Leia mais

3º Feirão de Imóveis - Seu Sonho, Nosso Compromisso é prorrogado até o final de dezembro

05/12/2018

3º Feirão de Imóveis - Seu Sonho, Nosso Compromisso é prorrogado até o final de dezembro

Feirão continua online até 30 de dezembro. Nos dois dias presenciais, foram emitidos 282 cheques-moradia de até R$ 40 mil a servidores públicos estaduais e beneficiários do auxílio-moradia Leia mais

CDHU assina Ordem de Início de Serviço para a construção de 42 moradias em Bertioga

04/12/2018

CDHU assina Ordem de Início de Serviço para a construção de 42 moradias em Bertioga

O investimento de R$ 4,5 milhões da CDHU na região da Baixada Santista, é para infraestrutura, urbanização e construção das moradias. Leia mais

Acesse também

Acesse também

Dispositivos Móveis

Baixe gratuitamente o App da CDHU nas lojas Google Play ou Apple Store