Ícone de chat

Publicador de Conteúdos e Mídias

Notícias CDHU

Voltar Listagem Notícias
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação

15/06/2019 Sábado 07:32

Secretário da Habitação de São Paulo é eleito presidente do Fórum Nacional de Secretários de Estado de Habitação

Nesta sexta-feira, 14 de junho, em votação realizada no Palácio dos Bandeirantes, o secretário estadual da Habitação de São Paulo, Flávio Amary, foi eleito presidente do Fórum Nacional dos Secretários de Estado de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU). No total, 19 estados comparecem à reunião, que marca a retomada das atividades da entidade, uma vez que os cargos estavam vagos desde a posse dos novos governadores. Ao longo dos últimos anos, os encontros do Fórum se tornaram o principal evento do segmento público de Habitação do Brasil.

Para o secretário de estado da Habitação de São Paulo, Flavio Amary, o Fórum objetiva o fortalecimento do papel dos estados na política nacional de Habitação. "Esperamos que a composição da nova diretoria alie a força técnica e política para a interlocução com o Governo Federal em temas de extrema importância, como o futuro do Programa Minha Casa Minha Vida, e assegure a participação dos Estados na elaboração das políticas habitacionais de interesse social", disse. Amary aproveitou para agradecer o apoio dos representantes estaduais presentes e ressaltou que a ação conjunta trará muito mais força do que trabalho de cada Estado brasileiro em separado. "Eu acredito muito na busca do consenso, do equilíbrio, da conversa e que a gente, junto, consiga trazer mais habitação, mais recurso e mais facilidades para nossa produção e nosso trabalho, cada qual no seu Estado", destacou.

A participação de todos os Estados no Fórum, na análise do novo presidente eleito, facilitará o encaminhamento das pendências regionais na defesa da bandeira nacional da Habitação. A capilaridade do grupo pode ser ferramenta decisiva para o fortalecimento do setor no mercado, especialmente junto ao Governo Federal, segundo ele. "É importante reiterar, ainda, o intercâmbio com o governo federal, tendo em vista que a Habitação traz sempre como resultado não só o atendimento social, mas a geração de empregos e o fomento da economia", concluiu Amary.

O governador de estado de São Paulo, João Dória, esteve no Fórum cumprimentando os secretários presentes e parabenizando a diretoria eleita. O governador falou sobre a importância da cooperação do trabalho do secretariado " É importante o trabalho de cooperação entre secretarias porque isso ajuda, facilita, encurta tempo, usam-se experiências bem-sucedidas para que possam ser aplicadas em outras regiões, evitam-se os erros também. A ação cooperada traz vantagens extraordinariamente boas", afirmou. Dória também citou o projeto da PPP da Habitação do Município de São Paulo - uma parceria entre município, Estado e iniciativa privada recém-lançada na capital paulista - como um exemplo de sucesso, quando o trabalho de cooperação é bem feito.

Entre as autoridades presentes no encontro, estava Celso Matsuda, secretário Nacional da Habitação, que falou no evento os planos de ação do Governo para a Habitação Social. Ele confirmou a eleição de Amary como uma demonstração da representatividade paulista no setor nacional.

Fernando Marangoni, secretário executivo da Habitação de São Paulo, inclusive assumiu a coordenação do grupo técnico de trabalho do Fórum, com a missão de apoiar a formulação da Política Nacional de Habitação Social junto ao Governo Federal. "Sinto-me honrado e estimulado a coordenar a apresentação das sugestões dos estados para que cheguemos a uma política nacional mais consolidada, capaz de multiplicar as soluções de habitação social nos vários cantos do país", afirmou ele.

Os encontros do Fórum devem acontecer mais três vezes em 2019. O próximo deles ficou agendado para o dia 5 de agosto, no Palácio do Buriti, em Brasília. Nos próximos anos, a ideia é que os encontros sejam trimestrais.

O Fórum foi também oportunidade para que o secretário Flávio Amary apresentasse aos representantes de outros estados as diretrizes do programa Nossa Casa, uma iniciativa do governo paulista que visa fomentar a produção habitacional nos municípios e subsidiar as famílias de mais baixa renda. "O Nossa Casa incrementará a produção habitacional, também gerando emprego e renda, e reduzirá o preço de casas, apartamentos e lotes de interesse social. O programa será complementar à produção da CDHU, para aumentar a oferta de habitação de interesse social em todo o estado", disse ele.

Reunião da ABC – Pela manhã, também no Palácio dos Bandeirantes, houve a reunião da ABC – Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação, entidade nacional que apoia e articula os setores que promovem a habitação de interesse social nos estados e municípios. No encontro, O presidente da CDHU, Eduardo Velucci, foi eleito vice-presidente de Desenvolvimento Institucional e Parcerias da ABC. Foram apresentadas e debatidas as experiências e iniciativas do órgão, responsável por promover anualmente o Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, evento que reúne presidentes de Cohabs, secretários de Habitação, prefeitos, secretários municipais e representantes do governo federal para debater os desafios e avanços da habitação no Brasil.

Fonte: Superintendência de Comunicação Social

 

Crédito: Divulgação CDHU/Habitação
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação

Acesse também

Dispositivos Móveis

Baixe gratuitamente o App da CDHU nas lojas Google Play ou Apple Store

Entrar
Governo do Estado de SP