Ícone de chat

Publicador de Conteúdos e Mídias

Notícias CDHU

Voltar Listagem Notícias
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação

18/04/2019 Quinta-feira 09:35

No Summit Imobiliário, presidente da CDHU convida empresas a investirem em habitação de interesse social

O presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Eduardo Velucci, participou, nesta terça-feira (16/04), do Summit Imobiliário Brasil 2019. Ele foi um dos integrantes do painel "Perspectivas do mercado imobiliário e da habitação de interesse social na visão de investidores nacionais e internacionais", que discutiu as oportunidades que os entes públicos no Brasil oferecem ou que podem vir a oferecer a parceiros do mercado imobiliário - sobretudo em relação às habitações de interesse social.

O presidente da CDHU defendeu, no debate com investidores, que o atendimento habitacional de famílias de baixa renda é, na verdade, política de promoção social. Isso porque, a partir da moradia digna e segura, as pessoas têm, além do incremento da autoestima, mais chances de exercício da cidadania, novas oportunidades de acesso à educação, à saúde, à cultura e ao mercado de trabalho. Assim, acabam por se tornar também consumidores mais ativos, movimentando o mercado e colaborando para o crescimento de vários setores da Economia. Ou seja, "todo mundo - inclusive e em especial a iniciativa privada - sai ganhando", explicou Velucci.

A importância da parceria da iniciativa privada na oferta de novas modalidades de habitação de interesse social foi ressaltada pelo presidente da CDHU, durante o Summit 2019. "O papel fundamental da iniciativa privada nesse segmento vai ao encontro de novos modelos que estamos estudando, como o Programa Nossa Casa, que deve construir 60 mil moradias juntando forças do Estado e de empresas do setor privado, justamente para aumentarmos a produção habitacional", afirmou.

Incentivar o fomento habitacional tem sido uma meta constante da Companhia - mas que não pode ser alcançada apenas com recursos estaduais ou mesmo do governo federal. Entretanto, Velucci ressaltou que esses apoios resultam em subsídios e, consequentemente, custo final menor de financiamento das moradias, decisivos tanto para efetivar o acesso da população de renda mais baixa à casa própria, como inclusive para facilitar e garantir o retorno financeiro dos empreendimentos. "Essas parcerias aumentam o subsídio às famílias de baixa renda que são contempladas, reduzindo o valor de suas prestações mensais", explicou.

O presidente da CDHU falou a respeito do potencial e das condições de liquidez e retorno financeiro nesse segmento da Habitação. "É importante que a iniciativa privada entenda o que é a habitação de interesse social, qual é o papel do Estado e qual é o papel da CDHU. Geralmente as empresas são muito focadas em segurança jurídica e financeira, mas essas coisas já são garantidas pelo Estado nos programas habitacionais vigentes. Nós asseguramos que as famílias façam todo o processo corretamente", disse.

Questionado sobre déficit habitacional, Velucci afirma que, mesmo com a crise econômica dos últimos anos, a CDHU manteve seus programas ativos e muitas vezes recorreu ao Programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, para dar continuidade na produção de conjuntos habitacionais. Agora é a vez de convidar as empresas a aderirem a esse objetivo: "Em horas de crise temos que pensar alto, para nunca deixar de cumprir nosso objetivo, que é atender o maior número possível de famílias. Justamente por isso queremos e estamos buscando novos formatos para incluir a iniciativa privada em nossos programas", afirmou.

Eduardo Velucci concedeu entrevista ao Estadão, que pode ser conferida no link: http://www.facebook.com/estadao/videos/286200545629836?sfns=mo

O governador João Doria, que discursou na abertura do evento, também incentivou os empreendedores, consultores e fornecedores do setor imobiliário a colocarem seus projetos em prática para aumentar a produtividade da construção civil. "O imobilismo é a arma dos medíocres, dos fracos, dos que preferem esperar a agir. Os atuantes do meio produtivo são os maiores geradores de emprego, sobretudo na construção civil, então é importante que estes assumam a liderança e façam acontecer", recomendou.

Summit Imobiliário 2019 – Organizado pelo jornal O Estado de S. Paulo em parceria com o Sindicato da Habitação – Secovi-SP, o Summit Imobiliário é considerado o maior evento do setor em todo o país. Na edição deste ano recebeu os principais líderes, especialistas e CEOs de empresas da área para o debate, em oito painéis diferentes, sobre subtemas relevantes para este mercado.

Fonte: Superintendência de Comunicação Social

Crédito: Divulgação CDHU/Habitação
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação

Acesse também

Dispositivos Móveis

Baixe gratuitamente o App da CDHU nas lojas Google Play ou Apple Store

Entrar
Governo do Estado de SP