Ícone de chat

Publicador de Conteúdos e Mídias

Notícias CDHU

Voltar Listagem Notícias
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação

24/11/2020 Terça-feira 09:56

Governo do Estado entrega mais 230 apartamentos da CDHU em Ubatuba

O governador João Doria entregou nesta segunda-feira, 23 de novembro, mais 230 moradias na cidade de Ubatuba, no litoral paulista. Outros 146 apartamentos foram entregues em julho para o mesmo residencial, que faz parte do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar. A cerimônia de descerramento da placa inaugural ocorreu de forma virtual no Palácio dos Bandeirantes e contou com a participação do secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary.

A entrega simbólica das chaves aconteceu no município, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, e teve a presença do presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Reinaldo Iapequino. Cinco futuras moradoras receberam as chaves, representando às demais famílias.

"Este era um anseio antigo da prefeitura de Ubatuba e das comunidades que atuam na região do litoral norte de São Paulo. Oferecemos, com isso, a preservação à vida, a preservação ambiental e dignidade para os moradores desses conjuntos habitacionais", disse Doria.

Estas 230 moradias são a fase final de entrega do residencial, que têm 376 imóveis no total. As primeiras 146 foram entregues em julho deste ano. O conjunto faz parte do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar. A CDHU investiu R﹩ 93,8 milhões no empreendimento. Todas as famílias contempladas viviam em áreas de risco ou de preservação ambiental e serão transferidas para moradias dignas, com infraestrutura completa.

São 352 imóveis de dois dormitórios com 52 m² área construída e 24 de um dormitório com 39 m². Todos os apartamentos têm sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Doze unidades foram adaptadas para pessoas com deficiência. As moradias serão entregues com as melhorias estabelecidas como diretrizes de qualidade pela CDHU, como piso cerâmico e laje em toda unidade habitacional e azulejos no banheiro, cozinha e área de serviço. O empreendimento conta com um centro de apoio ao condomínio, playground, área de vivência, paisagismo e infraestrutura completa.

"Hoje comemoramos aqui a entrega desses apartamentos. São mais 230 famílias que vão receber as chaves de sua casa própria. Gostaria de pedir para essas famílias cuidem desse condomínio. Cada uma dessas famílias será responsável, a partir de hoje, em transformar essa moradia em um lar, com respeito, harmonia, paz. E também cuidando do seu patrimônio, do condomínio, do crescimento das árvores", disse Flavio Amary durante a cerimônia de descerramento da placa inaugural.

Reinaldo Iapequino parabenizou a equipe e disse que a Companhia prosseguirá acompanhando os moradores. "A CDHU continuará, por alguns meses, dando apoio de trabalho social e a nossa engenharia continuará acompanhando o empreendimento".

Uma das contempladas foi Arilma dos Anjos Santos, 38 anos, separada mães de duas filhas menores e funcionária pública municipal. "Agradeço a CDHU pela oportunidade de realizar meu sonho da casa própria. Eu e minhas filhas morávamos num lugar muito ruim, em área de risco e longe da cidade. Hoje, em nosso apartamento temos toda estrutura que tanto esperamos" explicou. A vida também vai mudar para a empregada doméstica Rosinete Santos Conceição, 48 anos, viúva, que mora com a filha na beira do rio na Seis Maria. "Estamos muito felizes e contando os minutos para mudar para o nosso apartamento. A casa que moramos hoje é de madeira, na beira do rio, e a cada chuva sofremos com enchentes e sujeira", disse.

O financiamento dos imóveis já segue as novas diretrizes da Política Habitacional do Estado de SP, que preveem juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Estas famílias pagarão praticamente o mesmo valor ao longo dos trinta anos de contrato, que sofrerá apenas a correção monetária calculada pelo IPCA, o índice oficial do IBGE. O valor das parcelas é calculado levando-se em conta a renda das famílias, que podem comprometer, no máximo, 20% dos rendimentos mensais com as prestações.

Trabalho na cidade e na região - Na cidade de Ubatuba, a CDHU já entregou 936 moradias, incluindo as 230 unidades habitacionais desta etapa. Na região administrativa de São José dos Campos, foram entregues 35.413 moradias. Outras 836 estão em obras. Essas unidades em andamento representam R﹩ 62,9 milhões em investimentos, por meio da CDHU e Agência Casa Paulista.

Fonte: Superintendência de Comunicação Social
 

Crédito: Divulgação CDHU/Habitação
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação
Crédito: Divulgação CDHU/Habitação

Acesse também

Dispositivos Móveis

Baixe gratuitamente o App da CDHU nas lojas Google Play ou Apple Store

Entrar
Governo do Estado de SP