Crédito: Divulgação CDHU/Habitação

04/10/2019 Sexta-feira 14:07

48 casas foram sorteadas pela CDHU em Arapeí í

A Secretaria de Estado da Habitação, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), sorteou 48 moradias na cidade de Arapeí, região de São José dos Campos. O evento ocorreu nesta quinta-feira (03/10), na Escola Municipal Guilherme Henrique de Oliveira, e contou com a presença do secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary.

“Nós lançamos na semana passada o programa Nossa Casa, que tem como objetivo construir mais casas e atender mais famílias. Peço ao prefeito de Arapeí que encontre mais terrenos e os apresente à Secretaria da Habitação para que consigamos trazer mais casas para Arapeí”, disse Flavio Amary.

Para o sorteio, estavam inscritas 239 famílias. Destas, 97,5% delas tinham renda familiar de até três salários mínimos. Do total de unidades sorteadas, foram 38 para a população em geral, quatro para famílias com pessoas com deficiência, três para idosos, dois para policiais e agentes penitenciários e uma para indivíduo só.

Sorteada na urna de idosos, Marlene Pereira de Oliveira, de 62 anos, não conseguia esconder a felicidade. Atualmente morando de favor na casa do ex-sogro, está ansiosa para receber a casa própria. “Eu durmo no quintal do meu ex-sogro. Não tenho liberdade nenhuma. Agora vou ter a minha casa, o meu lugar no mundo. Sou muito grata a isto! ”.

A CDHU está investindo R$ 7,3 milhões no empreendimento. As casas possuem dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro e área privativa de 45,39 m² (46 unidades) e 47,09 m² (as duas unidades para pessoas com deficiência). As unidades respeitam e incorporam as melhorias estabelecidas como diretrizes de qualidade pela Companhia, como pisos cerâmicos com rodapé e laje em todos os cômodos, azulejos nas paredes hidráulicas, estrutura metálica nos telhados, esquadrias em alumínio e sistema de aquecimento solar.

O empreendimento conta com infraestrutura completa: muros de arrimo, muretas de divisa, redes públicas de água, elétrica e esgoto; pavimentação das vias do entorno, drenagem, calçadas, paisagismo e iluminação pública.

Trabalho na cidade e na região – Na cidade de Arapeí, a CDHU já entregou 35 moradias até o momento. Estão em obras justamente as 48 unidades habitacionais sorteadas nesta quinta-feira.
O programa de regularização fundiária Cidade Legal, da Secretaria de Estado da Habitação, responsável pela entrega de títulos de propriedade em bairros de interesse social até então irregulares, tem três núcleos inscritos na cidade, com 160 imóveis pleiteando regularização.

Na região administrativa de São José dos Campos, foram entregues 35.361 moradias. Outras 1.330 estão em obras. Essas unidades em andamento representam R$ 126,2 milhões em investimentos, por meio da CDHU e Agência Casa Paulista.

O programa Cidade Legal atende 38 municípios na região de São José dos Campos. São 701 bairros pleiteando regularização, dos quais 61 já foram atendidos. No total, 91.525 imóveis terão sua documentação regularizada, sendo que 6.425 destes já finalizaram esse processo. Quando todos esses imóveis estiverem regulares, mais de 366 mil pessoas serão beneficiadas pela entrega dos títulos de propriedade.

Fonte: Superintendência de Comunicação Social

Crédito: Divulgação CDHU/Habitação