CDHU treina agentes sociais para programas habitacionais

Agentes sociais de 28 prefeituras participaram o “10º Encontro de Capacitação de Técnicos Sociais Municipais”, realizado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), entre os dias 13 e 15 de agosto, no Hotel Fazenda Jacaúna, em Brotas. O objetivo foi capacitar os técnicos municipais que vão acompanhar e orientar a população desde o início das obras dos conjuntos habitacionais da Companhia até a pós-ocupação dos imóveis.

O curso contou com a participação de 35 técnicos indicados pelas prefeituras, que são parceiras da CDHU em programas habitacionais. Eles foram capacitados para desenvolver o Plano de Trabalho de Organização Social, voltado ao acompanhamento das famílias beneficiárias. O papel do agente social é abrangente. Ele começa com o trabalho de orientação já na fase de seleção das famílias, explicando critérios de atendimento, documentação exigida, direitos e deveres dos beneficiários. E prossegue após a entrega do conjunto.

O agente social também é o interlocutor entre a CDHU e a população. Com o apoio da Companhia, que desenvolve material didático dirigido aos mutuários, ele deve diagnosticar o entorno do bairro, não somente para levantar as condições de equipamentos e serviços públicos, como escolas e postos de saúde, mas também para conhecer a realidade social, econômica e ambiental, detectar possíveis carências e potencialidades, antever problemas e buscar soluções, articular-se com entidades públicas ou privadas no intuito de viabilizar parcerias que proporcionem melhorias à comunidade. Todos esses indicadores serão úteis para um planejamento integrado da implantação de empreendimentos, áreas verde, de lazer, centros comerciais e outros equipamentos sociais.

Entre os assuntos abordados no curso estão o papel do técnico social, público alvo, leis de uso e ocupação do solo, acompanhamento de obras, comercialização das moradias, pós-ocupação, inadimplência financeira, parcerias para fomentar eventos esportivos, acesso ao Programa Banco do Povo e aos cursos do Via Rápida.

Alerte Ribeiro dos Santos, da prefeitura de Ibaté, está iniciando os trabalhos com os mutuários e participou do encontro. “Agora estou mais preparada e segura para esclarecer as dúvidas dos mutuários. O trabalho de assistente social também ajuda em outros campos e esse curso será muito útil para um melhor acompanhamento das famílias”, disse.

Confira os municípios que participam do encontro em Brotas:

Bastos, Borá, Buritama, Colina, Dolcinópolis, Echaporã, Fernandópolis, General Salgado, Guarantã, Guariba, Ibaté, Ibitinga, Indiana, Martinópolis, Mesópolis, Nova Luzitânia, Panorama, Pedrinhas Paulista, Pindorama, Pontes Gestal, Rancharia, Ribeirão Preto, Rifaina, São João das Duas Pontes, Sebastianópolis do Sul, Turmalina, Urupês e Valparaíso.

Autor: Superintendência de Comunicação Social

Voltar para o Índice de Notícias