Esta é a cartilha que a CDHU preparou para falar do imóvel que você está adquirindo, com suas informações sobre o contrato.
Aqui você pode imprimir a 2ª via do Boleto da prestação a vencer ou o boleto da prestação atrasada, dentre outras opções, de maneira fácil e sem precisar perder tempo indo a um Posto de Atendimento da CDHU. Isto facilita a sua vida.
Caso você tenha sido notificado compareça em um dos estritórios credenciados pela CDHU.
Sobre regularização de imóvel e redução de custas de cartório. Perguntas Frequentes. Saiba mais...
Demonstrativo do Imposto de Renda para Mutuários
Permuta de Imóvel
Transferênncia de Titularidade
Guia de Serviços
Mutuário, caso você não tenha encontrado o que procura neste site, preencha um formulário e nos envie. Clique aqui.
Postos de Atendimento

Condomínio – Organização e Áreas Comuns

Viver em condomínio exige um aprendizado – aprender a viver em um
lugar onde há áreas que pertencem a todos e onde há muita proximidade entre
as áreas de domínio privado (os apartamentos). Reconhecer o direito de todos
de uso das áreas comuns, o direito à privacidade e a obrigação de conservar o
que é de todos são condições básicas para a vida em condomínio.

Organização do condomínio: sempre que há a entrega de empreendimentos da CDHU, (regularizados ou não regularizados), os técnicos da Gerência de Orientação Social realizam uma série de reuniões com os moradores para orientá-los quanto à constituição do condomínio. Nestas reuniões é feita a eleição do síndico, subsíndico, tesoureiro e secretários. Os moradores são orientados como deve ser feita a Ata da Assembleia de Instalação do Condomínio e o que devem fazer para formalizar o condomínio. Mesmo os empreendimentos não averbados (não regularizados) podem ter um condomínio constituído juridicamente – possuir CNPJ. Para tanto, a Gerência de Orientação Social da CDHU possui uma minuta padrão (Instrumento Particular de Instituição, Especificação e Convenção de Condomínio) com a qual é possível obter o CNPJ junto à Receita Federal.
A constituição jurídica de um condomínio é regulamentada pela lei federal 4591/64 e pelo Novo Código Civil de 2003 (artigos 1331 e1358). Os documentos básicos necessários são: Convenção Condominial, Regulamento Interno e ata registrada em Cartório de Títulos e Documentos.

Equipamentos comunitários (áreas comuns do condomínio): as áreas coletivas (CAC), parquinho, áreas livres do condomínio são de uso comum (de todos) e exclusivo dos moradores do condomínio. O uso e manutenção destas áreas são de responsabilidade dos moradores. Cabe à assembleia de moradores determinar as formas e as regras de uso dessas áreas. Eventuais desvios ou abusos deverão ser punidos conforme o estabelecido na assembléia de mutuários.

Perguntas Frequentes sobre Organização e Áreas Comuns do Condomínio


Instrumento Particular de Instituição, Especificação e Convenção de Condomínio