07/02/2019 Quinta-feira 17:00

Mais 208 moradias são entregues pela CDHU em Santos

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) entregou, nesta quinta-feira (07/02), mais 208 apartamentos em Santos, na Baixada Santista. Os imóveis foram construídos em dois conjuntos habitacionais: Santos U – Caneleira (80 unidades) e Santos R (128 moradias), onde foi realizado o evento com a presença do secretário estadual de Habitação, Flavio Amary. O investimento do Governo do Estado foi de R$ 106,5 milhões nos dois empreendimentos.

“Esses apartamentos são uma benção dada por Deus. Eu e minha família morávamos em um morro, uma área de risco, e estávamos sempre preocupados com chuvas e desabamentos. Agora, na nossa nova casa, temos a chance de recomeçar e tocar a vida para frente”, disse o aposentado José Jailson da Concessão Silva, de 47 anos.

A doméstica Ana Paula Nascimento Boa, de 40 anos, também estava muito emocionada a nova moradia. “Para quem é ex-moradora de rua e já morou em abrigos, como eu, não dá para descrever a emoção de receber a minha casa. Eu me sinto muito feliz por ter sido contemplada”,

O Conjunto Habitacional Caneleira é resultado de uma parceria entre a CDHU, a Caixa e a prefeitura, e possui um total de 680 apartamentos destinados a famílias provenientes da área de risco conhecida como Vila Progresso – sendo estas 80 unidades as últimas unidades a serem entregues. As moradias possuem área de 44,89 m², dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro. O investimento total da CDHU no empreendimento é de R$41,7 milhões, recursos esse disponibilizados para a conclusão da obra, que foi executada pela Cohab Santista, no âmbito do Programa de Urbanização da Favela Dique da Vila Gilda. O condomínio conta com pavimentação, redes de água, esgoto e elétrica, drenagem, gás, jardim gramado, paisagismo, calçamento, sistema individualizado de consumo de água, gás e eletricidade, além de piso cerâmico em todos os cômodos e azulejo nas áreas úmidas, como cozinha e banheiro.

Já o residencial Santos R é edificado pela CDHU, sendo composto de 362 unidades habitacionais com metragem de 38,55 m² a 52,48 m², de um e dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro.Com um investimento de R$ 64,8 milhões, a primeira fase de entrega engloba estas 128 moradias, que beneficiarão famílias definidas pelo município, cadastradas no projeto de urbanização da favela do Dique da Vila Gilda.  O condomínio possui redes de drenagem de água, esgoto e gás, pavimentação e iluminação condominial, medidores individuais de consumo de água e gás, estacionamento, áreas ajardinadas, parque infantil, áreas de convivência e dois Centros de Apoio ao Condomínio (CAC), além de piso cerâmico em todos os cômodos e cerâmica nas paredes hidráulicas.

Cidade Legal - Durante o evento foi assinada a prorrogação do convênio do programa Cidade Legal com a prefeitura de Santos. Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Habitação, o programa tem como objetivo acelerar e desburocratizar o processo de regularização e averbação de unidades habitacionais, oferecendo apoio técnico às prefeituras para a regularização de parcelamentos do solo e de núcleos habitacionais, públicos ou privados.

“Além destas entregas, estamos trabalhando com o Cidade Legal para avançar com a regularização fundiária na cidade, permitindo que as pessoas recebam seus títulos de propriedade e tenham autonomia sobre suas moradias. Essa e muitas outras ações, como o aporte financeiro da Agência Casa Paulista para o Conjunto Habitacional Tancredo Neves, também em Santos, são iniciativas do Governo do Estado em parceria com a prefeitura, para que possamos atender à demanda habitacional existente neste município”, disse Flavio Amary.

Trabalho em toda a região – Na região administrativa da Baixada Santista, foram 23.886 Habitações de Interesse Social (HIS) entregues. Outras 1.683 estão em obras. Essas unidades representam R$ 1,1 bilhão em investimentos pelos dois braços operacionais da Secretaria de Estado da Habitação – CDHU e Agência Casa Paulista.