18/03/2019 Segunda-feira 16:00

CDHU sorteia 253 casas na região de São José do Rio Preto

O secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary, sorteou, no último sábado (16/03) 253 moradias na região de São José do Rio Preto. Foram 199 casas no município de Guapiaçu e outras 54 em Ubarana. Os empreendimentos têm previsão de entrega para este primeiro semestre de 2019 e são viabilizados pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), a partir de investimentos de R$ 31,6 milhões.

“A demanda habitacional no Estado é grande e estamos trabalhando para atender cada uma das famílias que precisam. O processo de sorteio é transparente. Os comtemplados serão entrevistados e a CDHU irá checar as condições para ver se as pessoas estão qualificadas e dentro das regras do nosso programa habitacional, para garantir que sejam atendidos aqueles que mais precisam, de uma forma justa”, disse o secretário.

Ubarana – O sorteio das 54 casas do Conjunto Habitacional Ubarana C, que tem um investimento de R$ 6,8 milhões da Companhia, contou com 466 famílias inscritas e foi realizado no Ginásio de Esportes da cidade. Do total de unidades, são 43 para a população em geral, quatro para famílias com pessoa com deficiência, três para idosos, três para policiais e agentes penitenciários e uma para indivíduos sós. A inscrição das famílias foi realizada em dezembro de 2018 no Centro Comunitário Rural (CCR). A habilitação dos contemplados será no próximo dia 21 de março, também no CCR. Os sorteados deverão comprovar os requisitos exigidos para participar do programa habitacional.

“Nunca imaginei que escutaria meu nome sendo sorteado. Eu e minha família pagamos R$450 de aluguel e agora vamos poder investir no que é nosso. Estou muito aliviada com a ideia de que vou poder morar na minha casa e cuidar dos meus filhos”, desabafou a instrutora de trânsito Bruna Gabriela Ferreira, de 28 anos.

Guapiaçu – O sorteio das 199 casas do Conjunto Habitacional Guapiaçu E, que tem investimento de R$ 24,8 milhões, contou com 1.590 famílias inscritas e foi realizado na Praça da Matriz da cidade. Do total de unidades, foram 163 para a população em geral, 14 para famílias com pessoa com deficiência, dez para idosos, oito para policiais e agentes penitenciários e quatro para indivíduos sós. Das 1.590 famílias cadastradas, 91,76% têm renda de até três salários mínimos. A inscrição das famílias foi realizada em outubro de 2018. A habilitação dos contemplados será de 1 a 4 de abril, no Centro Educacional São Sebastião (CEB). Na ocasião, os sorteados deverão comprovar os requisitos exigidos para participar do programa habitacional.

A vendedora Erica de Lima Arenas, de 39 anos, vibrava quando desceu do palco com seu número de inscrição na mão, acompanhada do marido. Sorteada na urna de população geral, não vê a hora de se mudar para a nova casa. “Paguei aluguel a minha vida inteira. Hoje desembolso R$ 580 em uma casinha, um dinheiro que não volta mais. Agora vou poder dar aos meus dois filhos e marido uma casa digna, que é nossa e vai ficar para a família”, disse ela.

Características dos empreendimentos – As unidades dos dois conjuntos habitacionais têm dois dormitórios, com 56,67 m² de área construída, sala, cozinha, banheiro e área de serviço coberta. As unidades respeitam e incorporam as melhorias estabelecidas como diretrizes de qualidade pela Secretaria Estadual da Habitação – piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos nas paredes da cozinha e do banheiro, medição individualizada de água, acessibilidade, entre outras melhorias. Os residenciais contam, ainda, com completa infraestrutura urbana, pavimentação, paisagismo, iluminação pública, calçada, muros de arrimo, drenagem, muretas de divisa e redes de água, esgoto e elétrica.

Trabalho em todo o Estado – Na região administrativa de São José do Rio Preto foram entregues 46.495 Habitações de Interesse Social (HIS). Outras 2.398 estão em obras. Essas unidades em andamento representam R$ 124,9 milhões em investimentos pelos dois braços operacionais da Secretaria de Estado da Habitação – CDHU e Agência Casa Paulista.

Fonte:  Superintendência de Comunicação Social